diário oficial
leis
decretos
portarias

SMEC promove Formação para matrícula 2019 e Sistema Integrado Paulo Freire – SIPF.

08-11-2018 |
Educação, Cultura e Esporte

Na tarde desta quinta-feira, 08, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a Formação para matrícula 2019 e Sistema Integrado Paulo Freire – SIPF, com Gestores, Secretários e Técnicos escolares da rede municipal de ensino, no Centro Missionário da Igreja Matriz.

O SIPF é um sistema de informatização escolar que tem por objetivo automatizar todos os processos da administração escolar, promovendo um maior controle das notas, matrícula, frequência, históricos e observações acerca do comportamento dos alunos, por parte da escola como também da família. Idealizado para funcionar numa plataforma on-line, o Sistema Integrado Paulo Freire é acessado pela equipe administrativa das escolas, da Secretaria de Educação e também por professores e pais.

Willians Souza, Analista e Sócio do SIPF informou que somente 15 dos 417 municípios da Bahia possuem a sua educação informatizada, e ressaltou que essa é uma meta que consta no Plano Nacional de Educação (PNE), mas que poucos municípios cumprem, e Planalto, por ter pouco mais de 4 mil alunos, já está entre os 10 municípios que alcançaram essa meta desde cedo.

“Quando trabalhamos como Secretário Escolar é necessário que haja formações como esta para que os técnicos possam dar suporte e auxiliar quanto as funções que a plataforma oferece que nos ajudam nas atividades do dia a dia na escola. Acredito que esse sistema é muito importante pro Município, pois ele facilita e informatiza os trabalhos escolares com relação à inserção dos dados dos alunos, senso escolar e outros aspectos relevantes para o melhor desenvolvimento da educação municipal”, disse a Secretária Escolar, Beatriz Moreira.

Além de discutir sobre o SIPF, a equipe da SMEC representada por Grace Azevedo e Arleide Amaral passou algumas orientações aos gestores escolares e secretários presentes quanto a realização das matrículas do ano letivo 2019, para que eles fiquem atentos quanto a documentação, prazos e outras questões que possam ser melhoradas, a fim de promover melhor organização e funcionamento desta etapa tão importante, que exige muita responsabilidade que é a matrícula escolar.