diário oficial
leis
decretos
portarias

Secretaria de Saúde realiza Capacitação de PCDT em Tuberculose no Município.

07-11-2018 |
NOTÍCIAS

A Tuberculose ainda se configura como uma doença de Saúde Pública, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde – OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil.

A atualização em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em Tuberculose – PCDT realizada nesta terça-feira, 06, no Município teve como objetivo primordial repassar e discutir novas condutas terapêuticas no tratamento de pacientes com peculiaridades clínicas. A capacitação aconteceu na Câmara de Vereadores e foi direcionada aos enfermeiros (as) e médicos (as) que atendem na sede e na zona rural municipal.

f10bd2b9-8a05-490c-994a-660f1d722bcf

“Tivemos a presença da Bioquímica,  Fabrícia de Almeida, bioquímica do LACEM que trouxe discussões acerca do Teste Rápido Molecular para Tuberculose – TRM TB, método implantado em fevereiro de 2018 no LACEM de Vitória da Conquista e atende aos municípios. O TRM TB é uma ferramenta diagnóstica muito importante, através dela é possível diagnosticar casos iniciais de TB com baixa carga bacilar e ainda é possível avaliar a resistência a Rifampicina (droga que faz parte do esquema básico do tratamento)”, disse a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Camila Amaral.

No mesmo evento foi apresentado o fluxograma municipal de casos suspeitos de Tuberculose e as condutas necessárias, dentre estas, foi reforçada a importância da garantia da realização da testagem para HIV, haja visto a alta incidência e um alto risco relativo de pessoas com HIV desenvolverem Tuberculose.