diário oficial
nota fiscal
transparência
ouvidoria
contracheque
leis
decretos
portarias

Mais de 3000 alunos já foram atendidos pelo Programa de Saúde na Escola no Município.

09-09-2019 |
NOTÍCIAS

O Programa de Saúde na Escola – PSE, por meio das Secretárias de Saúde e Educação têm realizado diversas ações de promoção e prevenção à saúde. No primeiro semestre foram avaliados mais de 3000 alunos pelas equipes de Saúde da Família e NASF, sendo identificados 250 com alterações oftalmológica, mais de 300 com necessidade de tratamento odontológico, além de crianças com sobrepeso e obesidade mórbida.

No segundo semestre os gestores do PSE no Município ( Matheus Fonseca, Daniela Pardinho e Alane Ferraz), programaram o desdobramento das ações do PSE através de ações assistenciais para os problemas diagnosticados. As 250 crianças com alteração oftalmológica foram submetidas a consulta médica no dia 05 de setembro e avaliadas pela equipe multidisciplinar do projeto Visão Sem Fronteiras, sendo possível diagnosticar diversas patologias precocemente, o que impactou de forma positiva na vida dessas crianças.

Os estudantes que apresentaram alteração de peso foram encaminhados para acompanhamento nutricional e nos casos de obesidade, foram realizadas avaliações pelo médico endocrinologista. Já os estudantes que foram identificados com problemas odontológicos, estão sendo encaminhados aos consultórios odontológicos do Município durante todo este mês de setembro.

Para Alane Ferraz, Coordenadora da Atenção Básica é muito satisfatório realizar trabalhos que favoreça o diagnóstico precoce. “Executamos essas ações afim de prevenir ou minimizar os danos uma vez que são identificados ainda na infância e adolescência. A Secretária Municipal de Saúde reconhece a seriedade e competência do pré-projeto visão sem fronteiras que atenderam tão bem os nossos estudantes, que na maioria dos casos nunca tinham realizado consulta oftalmológica. É muito gratificante poder fazer a diferença na vida de tantas pessoas. Parabéns a Planalto por mais essa conquista”, finalizou.