diário oficial
leis
decretos
portarias

Educação promove Dia Nacional de Discussão sobre a BNCC.

31-07-2018 |
Educação, Cultura e Esporte

Nesta segunda-feira, 30, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura realizou o Dia da apropriação da Base Nacional Comum Curricular das redes das escolas Estadual, Municipal e Particular, em regime de colaboração.

Participaram do dia “D” de discussões sobre a BNCC as equipes pedagógicas, professores e gestores das unidades escolares das redes Municipal, Estadual e Particular, além do Palestrante, Giovanni Lira que abordou sobre o assunto em questão.

7873ef77-c989-4c78-a393-6cbe3acca5fc

O evento teve como objetivo conhecer os aspectos estruturantes e pedagógicos da BNCC, compreender a estrutura e os organizadores curriculares das etapas, áreas do conhecimento e os seus componentes curriculares, bem como reconhecê-la como documento normativo para a elaboração da Proposta Curricular das redes Estadual, Municipal e Particular e, a partir disso criar a Comissão da Governança Municipal.

Oficinas conduzidas pelas equipes pedagógicas aos gestores e professores nortearam as atividades no período vespertino. Iniciativas estas que contribuem para a discussão dos textos introdutórios da Base e da Estrutura da BNCC.

3c3cd8bc-d3ea-47be-9454-a01ff07dbab9

“Neste breve dia, foi feita uma apresentação da BNCC para as etapas da Educação Básicas, mas não resta dúvida de que é muito diferente o desafio de colocar em prática cada uma delas, em que se enfrentam problemas distintos, também não sendo nada fácil a articulação entre as fases. Emfim, este é um programa de caráter geral que ganhará realidade quando realmente constituir base para os currículos, estes sim elaborados e realizados no contexto escolar. É natural que haja repercussão de curto e médio prazo na formação continua e inicial de professores. No entanto, desde cedo tem início um trabalho de interpretação e preparação para efetivar o que a BNCC preconiza. O dia D de apropriação se mostrou como uma breve contribuição nesse sentido”, finalizou a equipe da SMEC.

1229e80d-f483-40d7-9434-c6f87ff345cb