diário oficial
nota fiscal
transparência
ouvidoria
contracheque
leis
decretos
portarias

Geografia

O município de Planalto está localizado na microrregião Sudoeste, no estado da Bahia. A população do município, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – é de 24.481 habitantes em 2010, com uma área de 961,689 km², altitude média de 943 m, situado nas coordenadas geográficas de 14°41’15’’ de latitude Sul e 40°26’15’’ de longitude Oeste. Planalto limita-se com os municípios de Poções, Caatiba, Nova Canaã, Barra do Choça, Anagé e Vitória da Conquista.

Localizado no Planalto da Conquista, o município apresenta o clima Tropical de Altitude, por causa da elevação dos terrenos, com média de 943 m de altitude e mais de 1.300 m nos pontos mais altos do município. Por isso, registra-se temperaturas inferiores a 10 °C em alguns dias do ano. A pluviosidade média anual gira em torno de 750 mm, com estação seca de maio a setembro. A temperatura mínima no inverno pode chegar a 5 °C, sendo igualada em temperatura média apenas com cidades altas da Chapada Diamantina. O município possui dois ecossistemas bem distintos, separados pela BR 116, com características diferenciadas de solo, clima, recursos hídricos e vegetação: a Região da Mata e a Região da Caatinga.

A Região da Mata apresenta grande índice pluviométrico, árvores de porte alto, fauna bastante variada. A grande umidade possibilita uma rica flora de musgos e samambaias e algumas árvores chegam a 40 metros de altura. Na Região da Mata, o relevo é plano e suavemente ondulado, com solos do tipo latossolo vermelho amarelo distrófico, que se caracterizam como profundos e de textura argilosa, tendo boas condições para o desenvolvimento de lavouras, principalmente a do café, quando corrigida a baixa fertilidade, através da adubação, correção de acidez e irrigação.

A Região da Caatinga apresenta relevo ondulado, com solos do tipo podzólico vermelho amarelo eutrófico, normalmente profundos e de textura argilosa. A agricultura desenvolvida nesta região é, basicamente, de subsistência e a sua grande limitação é a baixa precipitação pluviométrica. A paisagem mais comum da Caatinga é a que ela apresenta durante a seca. Apesar do aspecto seco das plantas, todas estão vivas; apenas perderam as folhas para suportar a falta de água. Mesmo durante a seca, a vida animal também é rica e diversificada. Contudo, é após as chuvas que a diversidade animal e vegetal das caatingas se torna evidente. As plantas florescem e os animais se reproduzem, deixando descendentes que já possuem adaptações para suportar o longo período de seca seguinte.

O sistema hidrográfico da região onde está localizado o município de Planalto pertence aos rios Pardo e de Contas, encontrando-se o município cortado por rios temporários – Cachoeira do Peixe, Cajuzinho, São José, São Bento – com regime torrencial no período das chuvas. Outros rios também cortam o município como o Gaviãozinho, São Bento, Rio das Piabas e Águas Vermelhas, este último aproveitado para abastecimento da cidade.